Banco de desenvolvimento dos Brics vai emprestar US$2,5 bilhões em 2017

Por Douglas Busvine

GOA, Índia (Reuters) - O banco de desenvolvimento criado pelo grupo de economias emergentes Brics vai aumentar a concessão de empréstimos para 2,5 bilhões de dólares no ano que vem, depois de fazer seus primeiros empréstimos para apoiar projetos verdes, afirmou à Reuters o presidente da entidade, KV Kamath.

Os Brics –-bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul-- concordaram em criar o Novo Banco de Desenvolvimento em julho de 2014, com capital inicial de 100 bilhões de dólares. O banco foi lançado oficialmente um ano depois.

"O segundo ano é a ampliação, concentrando-se nas pessoas, reunindo todas as habilidades", disse Kamath, um banqueiro indiano veterano nomeado como o primeiro chefe do banco.

Ele falou durante um encontro dos Brics realizado no resort indiano de Goa pelo primeiro-ministro indiano Narendra Modi.

"O fato é que esses países (dos Brics), em conjunto, têm contribuído nos últimos anos com mais de 50 por cento da riqueza econômica gerada globalmente", disse Kamath. "Não vejo isso mudando." 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos