Pró-Brexit, Boris Johnson escreveu artigo a favor dapermanência da Grã-Bretanha na UE

LONDRES (Reuters) - Boris Johnson, que fez campanha ativamente para a Grã-Bretanha deixar a União Europeia antes do referendo de junho, se posicionou a favor da manutenção do país no bloco em uma coluna que não foi publicada dois dias antes de apoiar o "Brexit", de acordo com reportagem neste domingo.

Ex-prefeito de Londres e ministro das Relações Exteriores do novo governo que tomou posse após o referendo, Johnson escreveu colunas a favor e contra o "Brexit" para esclarecer seus pontos de vista sobre o tema, afirmou o jornal Sunday Times.

A reportagem diz que sua coluna a favor da permanência argumentava que a Grã-Bretanha deveria estar intimamente ligada ao bloco e alertava para os riscos de uma eventual saída, além de sugerir que as contribuições econômicas do país à União Europeia eram um pequeno preço a se pagar para ter acesso a esse amplo mercado.

Estes pontos todos contradizem o que Johnson fez durante a campanha pelo "Brexit", e segue fazendo.

Johnson disse que escreveu, na verdade, um artigo "semiparódico" apoiando a Grã-Bretanha na UE para ajudar a confirmar sua convicção de que a melhor alternativa era justamente o contrário.

"É perfeitamente verdade que em fevereiro eu estava em dúvidas quanto a isso, como muitas pessoas neste país", disse Johnson disse à Sky News, afirmando ainda que escreveu a coluna pró-UE após assinar "um longo artigo esmagadoramente a favor da saída do bloco."

O Sunday Times publicou trechos da coluna, escrita em fevereiro, em um artigo de capa publicado neste sábado.

(Por Estelle Shirbon)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos