Conselho de Segurança da ONU condena fracassado lançamento de míssil da Coreia do Norte

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou nesta segunda-feira um teste fracassado de míssil balístico realizado pela Coreia do Norte, dizendo que o fato alimentou as tensões e contribuiu para o desenvolvimento de um sistema de armas nucleares do país asiático.

Os militares dos Estados Unidos detectaram um fracassado lançamento-teste de um míssil balístico intermediário norte-coreano no sábado.

"Os membros do Conselho de Segurança lamentaram ainda que a República Popular Democrática da Coreia está desviando recursos para a busca de mísseis balísticos enquanto cidadãos da República Popular Democrática da Coreia têm grandes necessidades não satisfeitas", disse o órgão de 15 membros em um comunicado.

O Conselho concordou em tomar "medidas adicionais significativas".

Pyongyang já está sob pesadas sanções internacionais por causa de testes nucleares e com mísseis. A Coreia do Norte realizou seu quinto teste nuclear em 9 de setembro e, desde então, Estados Unidos e China vêm negociando um novo esboço de resolução no Conselho de Segurança para punir Pyongyang.

(Reportagem de Michelle Nichols)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos