Preços ao consumidor nos EUA sobem em setembro com gasolina e aluguéis

WASHINGTON (Reuters) - Os preços ao consumidor nos Estados Unidos subiram em setembro, com alta no custo da gasolina e dos aluguéis, sugerindo um aumento constante das pressões inflacionárias que poderia manter o Federal Reserve no caminho de elevar a taxa de juros em dezembro.

O Departamento de Trabalho informou nesta terça-feira que seu índice de preços ao consumidor avançou 0,3 por cento no mês passado, depois de subir 0,2 por cento em agosto e em linha com as expectativas.

Mas o núcleo da inflação mostrou sinais de moderação em meio a uma desaceleração no ritmo de alta dos custos de saúde após recentes ganhos fortes. O governo revisou os preços de medicamentos prescritos de maio a agosto deste ano, pois dados incorretos foram usados ​​para calcular as variações de preços.

O núcleo da inflação, que exclui alimentos e energia, subiu 0,1 por cento no mês passado, depois de avançar 0,3 por cento em agosto.

O recuo na leitura mensal provavelmente impactará pouco para mudar a opinião de que o Fed vai elevar os juros na reunião de Dezembro.

(Por Lucia Mutikani)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos