Caixa Econômica e Andrade Gutierrez vão vender ações da Sanepar em oferta

SÃO PAULO (Reuters) - A Caixa Econômica Federal e a Andrade Gutierrez vão vender ações da Sanepar, junto com o governo paranaense, na oferta primária e secundária de papéis preferenciais, segundo prospecto preliminar da operação protocolado nesta quarta-feira pela companhia de saneamento do Paraná.

O governo paranaense, controlador com 75 por cento das ações ordinárias, vai vender também parte da fatia de 26 por cento das preferenciais da Sanepar na oferta secundária, que também terá como acionistas vendedores a Andrade Gutierrez Concessões, e um fundo de investimento da Caixa Econômica Federal, com 4 por cento e 14 por cento das ações preferenciais, respectivamente.

A Andrade Gutierrez Concessões é um braço da Andrade Gutierrez, que em maio, teve homologado pela Justiça um acordo de leniência pelo qual pagará 1 bilhão de reais por envolvimento no esquema de corrupção investigado pela operação Lava Jato.

A Sanepar havia anunciado na véspera que pediu registro para a oferta, que terá como coordenadores os bancos Bradesco BBI, BTG Pactual, Itaú BBA e Votorantim.

Segundo o prospecto da operação, os recursos levantados com a oferta primária serão usados para pagar as despesas de um plano de aposentadoria incentivada e demissão voluntária e para obras de ampliação de ligações de água e esgoto.

Além de saneamento, a empresa atua com gestão de resíduos sólidos urbanos, segmento que deve ganhar relevância nas receitas, afirmou a Sanepar, além do segmento de biogás através da CS Bioenergia, joint venture com a Cattalini Bioenergia, na qual a Sanepar tem 40 por cento.

O prospecto também trouxe os resultados operacionais da Sanepar. Nos primeiro nove meses de 2016, a receita operacional líquida da companhia somou 2,55 bilhões de reais, alta de 19,5 por cento. O resultado operacional medido pelo Ebitda somou 912 milhões de reais no período, aumento de 39,2 por cento no comparativo anual. O lucro líquido foi de 467,9 milhões, 56,5 por cento superior ao mesmo período em 2015.

Ainda segundo o documento, a Sanepar monitora o setor de saneamento ambiental para identificar oportunidades de novas concessões de saneamento ambiental em outros municípios ou regiões próximas à sua área de atuação.

(Por Aluísio Alves)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos