Bancos e varejistas franceses se unem para lançar aplicativo de pagamento online

PARIS (Reuters) - Dois bancos franceses e um grupo de varejistas estão se unindo para lançar no ano que vem um aplicativo para smartphones que ajudará os clientes a pagar por compras em lojas físicas e online, obter benefícios de fidelidade ou transferir dinheiro usando uma única "solução de pagamento móvel".

O BNP Paribas, maior banco da França, e a cooperativa financeira Credit Mutuel planejam unir suas "carteiras digitais" WA! e Fivory em uma única plataforma, disseram as empresas nesta quinta-feira.

As empresas de serviços financeiros e gigantes da internet como o Google e o Paypal estão buscando capitalizar sobre o crescente uso de celulares para fornecer aplicativos que abriguem cartões de crédito e débito, cupons e armazenem detalhes de programas de fidelidade virtualmente.

BNP Paribas e Credit Mutuel terão 40 por cento cada no empreendimento, que envolve outros parceiros, incluindo as varejistas Auchan, Carrefour e a empresa de cartões de crédito Mastercard. Com o tempo, eles esperam atrair mais.

"A estrutura dá espaço para uma ou duas grandes varejistas ou grandes indústrias que podem entrar para o capital da empresa", disse à Reuters o vice-diretor de operações e de mercados domésticos do BNP Paribas, Thierry Laborde.

Inicialmente, os clientes poderão usar a carteira digital em mais de 20 mil varejistas na França.

(Por Maya Nikolaeva e Julien Ponthus)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos