Militares sírios dizem que vão derrubar aviões de guerra turcos no espaço aéreo da Síria

BEIRUTE (Reuters) - Os militares sírios disseram nesta quinta-feira que vão derrubar qualquer avião de guerra turco que entre no espaço aéreo da Síria, uma reação aos ataques aéreos realizados pela Turquia durante a noite no norte sírio.

"Qualquer tentativa para de novo violar o espaço aéreo sírio por aviões de guerra turcos será respondida, e eles serão derrubados com todos os meios disponíveis”, afirmou o comando-geral do Exército da Síria em comunicado.

Os ataques aéreos turcos atingiram na quarta-feira um grupo de combatentes curdos aliados de uma milícia apoiada pelos Estados Unidos, o que o comunicado sírio chamou de um ato de “agressão flagrante”.

O norte da Síria é um campo de batalha cada vez mais complexo, e os ataques da quarta-feira mostram os objetivos conflitantes dos integrantes da Otan Turquia e EUA.

A Turquia dá apoio a rebeldes que se opõem ao presidente sírio, Bashar al-Assad, e também tenta afastar o Estado Islâmico da fronteira entre o país e a Síria.

Ao mesmo tempo, os Estados Unidos dão apoio a forças curdas que lutam contra o Estado Islâmico, enfurecendo Ancara, que vê a YPG como uma extensão dos militantes curdos do PKK, que travam uma guerra de insurgência de três décadas no sudeste turco.

(Reportagem de Lisa Barrington)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos