Não haverá negociações sobre Brexit com premiê britânica em reunião de cúpula da UE, diz Tusk

BRUXELAS (Reuters) - Líderes da União Europeia não vão discutir ou negociar a saída do Reino Unido do bloco no primeiro encontro da cúpula com a primeira-ministra britânica, Theresa May, nesta quinta-feira, disse o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

Ele disse esperar que May fale com os 27 líderes posteriormente, mas rejeitou negociações até que May inicie formalmente o processo de saída britânica da UE. Tusk rejeitou sugestões de que a nova premiê possa ter uma recepção hostil e disse que conversas continuarão cordiais.

Depois dos comentários de Tusk, a libra esterlina atingiu o nível mais baixo em dois dias ante a divisa norte-americana, a 1,2213 dólar, em queda de 0,6 por cento.

Sobre outras questões, ele disse que a UE deve manter sua opção de impor sanções contra a Rússia por suas ações na Síria e que espera que a resistência belga em assinar um acordo de livre comércio com o Canadá possa ser resolvida até sexta-feira.

Ele alertou, no entanto, que o acordo CETA arrisca ser o último acordo do tipo para o bloco, a não ser que haja melhorias nas políticas comerciais.

(Reportagem de Alastair Macdonald)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos