Plataforma blockchain desenvolvida por bancos terá código aberto

LONDRES (Reuters) - Uma plataforma blockchain desenvolvida por um grupo que inclui mais de 70 das maiores instituições financeiras do mundo está tornando seu código disponível publicamente, no que poderia se tornar o padrão da indústria para a tecnologia incipiente.

A plataforma Corda tem sido desenvolvida por um consórcio montado pela R3, empresa de tecnologia financeira sediada em Nova York. Ela representa o maior esforço compartilhado entre bancos, seguradoras, administradores de fundos e outros para trabalhar no uso da tecnologia blockchain nos mercados financeiros.

A blockchain, que deu origem à moeda digital bitcoin, funciona como um sistema de processamento e fechamento de transações online. Ela cria um registro único de qualquer conjunto de dados que automaticamente é replicado para todas as partes em uma rede segura, eliminando qualquer necessidade de verificação de terceiros.

Os bancos reconhecem que a tecnologia pode fazer com que economizem dinheiro ao tornar as operações mais velozes, mais eficientes e mais transparentes. Eles estão se apressando para desenvolver produtos com a tecnologia que irá gerar novas receitas, com dezenas de aplicações para patentes de produtos baseados em blockchain apresentadas pelas maiores instituições financeiras de Wall Street.

A R3 diz que espera que sua plataforma se torne o padrão do setor, embora sua intenção seja de que empresas construam produtos em cima dela.

"Nós queremos que outros bancos e outras partes inovem com produtos que sejam baseados na plataforma, mas não queremos que todos criem suas próprias plataformas... porque acabaremos com várias ilhas que não conseguem se comunicar umas com as outras, disse o engenheiro chefe da R3, James Carlyle, à Reuters.

(Por Jemima Kelly)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos