Tesla diz que terá sistema de direção autônoma em todos seus carros

SÃO FRANCISCO (Reuters) - O presidente-executivo Tesla, Elon Musk, disse nesta quarta-feira que todos os novos modelos da montadora incluirão uma aparelhagem que lhes permitirá serem totalmente autônomos, com a empresa do Vale do Silício apostando em ser a primeira dentre várias rivais a colocar veículos autônomos nas ruas.

A empresa disse que seus carros elétricos Model S e Model X já estão sendo produzidos com o novo sistema, que inclui oito câmeras, 12 sensores atualizados e radares com processamento mais rápido.

O novo conjunto de dispositivos custará 8 mil dólares, disse Musk a repórteres por telefone. O software que permitirá a operação totalmente autônoma ainda está sendo testado.

Musk diz que espera que até o fim de 2017 um carro da Tesla possa dirigir em modo completamente autônomo de Los Angeles a Nova York "sem a necessidade de um único toque" no volante.

Ele estabeleceu prazos ambiciosos para a Tesla muita vezes, mas falhou. As montadoras rivais disseram que esperam colocar em operação um carro totalmente autônomo entre 2019 e 2021.

Enquanto isso, os modelos mais antigos da Tesla, que não têm câmeras e sensores adicionais e processadores atualizados não poderão dirigir de modo autônomo, embora seu software Autopilot continue passando por melhorias, disse Musk.

(Por Alexandria Sage)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos