Ataque a provedor de infraestrutura da Internet nos EUA interrompe serviços de empresas

(Reuters) - Ciberataques visando a fornecedora de infraestrutura para Internet Dyn interromperam os serviços de grandes empresas de tecnologia como Twitter e Spotify nesta sexta-feira, afetando principalmente usuários da costa leste dos Estados Unidos.

Não ficou imediatamente claro quem foi o responsável pelos ataques. As autoridades disseram à Reuters que o Departamento de Segurança Nacional dos EUA e o FBI estão investigando.

Além do Twitter e do Spotify, o fórum Reddit, Airbnb e o site de notícias The Verge estão entre as empresas que sofreram interrupções nesta sexta-feira.

A Dyn disse que conseguiu recuperar serviços interrompidos por um dos ataques, que paralisou operações por cerca de duas horas. A empresa, porém, descobriu um segundo ataque algumas horas depois que estava causando mais interrupções.

A divisão de serviços web da Amazon.com, uma das maiores empresas do mundo de computação em nuvem, também informou uma falha que durou diversas horas, mas o problema foi resolvido na tarde desta sexta-feira.

A Dyn é uma empresa sediada em Manchester, New Hampshire, e oferece serviços para gerenciamento de servidores de nomes de domínio (DNS, na sigla em inglês), que funcionam como uma espécie de mesa de controle que conecta o tráfego de dados da Internet.

Ataques contra fornecedores de DNS podem criar problemas no acesso à Internet uma vez que estas empresas são responsáveis pelo encaminhamento de grandes volumes de dados da rede mundial de computadores.

(Por Jim Finkle e Dustin Volz; reportagem adicional por Eric Auchard, Joseph Menn, Malathi Nayak, Jeff Mason e Mark Hsenball)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos