Padilha comemora base de 414 deputados e diz que marca do governo Temer é o diálogo

SÃO PAULO (Reuters) - O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse nesta sexta-feira que a marca do governo do presidente Michel Temer é o diálogo e comemorou a construção da maior base aliada desde a redemocratização, segundo ele, com 414 deputados.

"Ele (Temer) conseguiu construir uma base parlamentar com 414 deputados", disse Padilha em evento em São Paulo sobre infraestrutura.

"É a maior base de sustentação que se tem no período da redemocratização, nem o presidente Fernando Henrique Cardoso, nem o presidente Lula tiveram uma base tão ampla", acrescentou.

Padilha repetiu que a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos públicos e da reforma da Previdência é essencial para o reequilíbrio das contas públicas, recuperação da confiança e retomada do crescimento econômico.

Apesar do otimismo demonstrado pelo ministro sobre a base aliada na Câmara, o governo está trabalhando para evitar que a PEC dos gastos seja aprovada em segundo turno com menos votos que os 366 obtidos na primeira votação na semana passada.

A intenção era chegar a um número próximo de 400 em uma demonstração de força, uma vez que 366 já estariam garantidos.

Mas a preocupação agora é evitar que haja baixas no número inicial, por conta de um possível quórum menor, em meio à maior tensão em Brasília desde a prisão do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha.[nL1N1CR0GT]

(Reportagem de Aluisio Alves e Luciano Costa)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos