Aliados bávaros anunciam apoio a quarto mandato para Merkel

BERLIM (Reuters) - Os aliados da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, no Estado da Baviera irão apoiá-la se ela decidir concorrer a um quarto mandato no ano que vem, disse um membro do partido União Social Cristã (CSU) neste sábado, sinalizando um possível fim em uma desavença entre os conservadores a respeito da imigração.

"Angela Merkel é nossa candidata", afirmou o vice-líder do CSU, Manfred Weber, à revista Spiegel. "Não há dúvida sobre isso. Gostaria que esta declaração viesse rápido – da parte dela e da nossa".

O CSU, aliado da União Democrata Cristã (CDU) de Merkel, vem exigindo que a chanceler concorde com um limite maior ao número de postulantes a asilo que a Alemanha está disposta a aceitar a cada ano depois das 890 mil pessoas que chegaram no ano passado – um recorde.

Merkel rejeitou tal limite, defendendo sua decisão de abrir as portas da nação às pessoas em fuga de guerras e conflitos no Oriente Médio e na África.

O líder da CSU, Horst Seehofer, quer que Merkel aceite um teto de 200 mil por ano. Outros membros do partido disseram que tal limite não é necessário, já que a quantidade de recém-chegados caiu drasticamente neste ano.

Cerca de 220 mil postulantes a asilo entraram na Alemanha na primeira metade de 2016.

(Por Joseph Nasr)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos