EUA derrotam equipe da Austrália em partida de futebol de robôs
PEQUIM (Reuters) - Uma equipe norte-americana derrotou a rival australiana em um jogo de futebol nessa semana e venceu o RoboCup Challenge, com problemas técnicos afetando o time da Austrália.
O Austin Villa, da Universidade do Texas em Austin, venceu o Runswift da Universidade de Nova Gales do Sul durante a Conferência Robótica Mundial 2016, na China.
Jeremy Collette, da Universidade de Nova Gales do Sul lamentou as falhas que prejudicaram o Runswift. "Temos usado esses robôs direto por três ou quatro dias e logo antes da final, eles param", disse Collette. "Então tivemos outro problema com outro robô, o pior cenário para nós".
As partidas de futebol de robôs tem sido disputadas desde meados dos anos 1990 e essa competição utiliza robôs Nao, de forma humana, cerca de 58 cm de altura e desenvolvidos pela empresa francesa Aldebaran Robotics.
Programados por estudantes de programação avançada das universidades, os robôs trocam informações via internet sem fio e "apostam" qual de seus colegas chega à bola primeiro.
"Os robôs falam entre si onde acham que a bola está, onde acreditam que estão no campo, se caíram ou não e então decidem quem vai correr em direção à bola", disse o estudante da Universidade do Texas em Austin, Josiah Hanna.
(Por Joseph Campbell)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.