EUA derrotam equipe da Austrália em partida de futebol de robôs

PEQUIM (Reuters) - Uma equipe norte-americana derrotou a rival australiana em um jogo de futebol nessa semana e venceu o RoboCup Challenge, com problemas técnicos afetando o time da Austrália.

O Austin Villa, da Universidade do Texas em Austin, venceu o Runswift da Universidade de Nova Gales do Sul durante a Conferência Robótica Mundial 2016, na China.

Jeremy Collette, da Universidade de Nova Gales do Sul lamentou as falhas que prejudicaram o Runswift. "Temos usado esses robôs direto por três ou quatro dias e logo antes da final, eles param", disse Collette. "Então tivemos outro problema com outro robô, o pior cenário para nós".

As partidas de futebol de robôs tem sido disputadas desde meados dos anos 1990 e essa competição utiliza robôs Nao, de forma humana, cerca de 58 cm de altura e desenvolvidos pela empresa francesa Aldebaran Robotics.

Programados por estudantes de programação avançada das universidades, os robôs trocam informações via internet sem fio e "apostam" qual de seus colegas chega à bola primeiro.

"Os robôs falam entre si onde acham que a bola está, onde acreditam que estão no campo, se caíram ou não e então decidem quem vai correr em direção à bola", disse o estudante da Universidade do Texas em Austin, Josiah Hanna.

(Por Joseph Campbell)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos