Rússia demite vice-ministro do Esporte envolvido em escândalo de doping

MOSCOU (Reuters) - A Rússia demitiu um vice-ministro do Esporte envolvido no escândalo de doping que levou ao veto à participação da equipe de atletismo do país na Olimpíada do Rio de Janeiro de 2016, informou o governo nesta segunda-feira.

Yury Nagornykh foi apontado como um participante central em um esquema de doping patrocinado pelo Estado russo em uma investigação realizada pela Agência Mundial Antidoping (Wada) e divulgada semanas antes da Rio 2016.

O relatório disse que Nagornykh era informado rotineiramente sobre exames positivos de doping e que decidia "quem iria se beneficiar de um acobertamento e quem não iria".

O site do governo da Rússia não mencionou o escândalo de doping, dizendo que Nagornykh pediu demissão e que a saída foi assinada pelo primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev.

A saída de Nagornykh acontece na esteira da de seu ex-chefe, o ministro dos Esportes, Vitaly Mutko, que recebeu o cargo de vice-primeiro-ministro a cargo do esporte na semana passada, e do diretor do Comitê Olímpico Russo.   

(Por Maria Tsvetkova)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos