Turquia diz ter artilharia atuando em Mosul e caças de prontidão
ANCARA (Reuters) - A artilharia da Turquia já desempenhou um papel no esforço para expulsar o Estado Islâmico da cidade iraquiana de Mosul, e quatro caças turcos estão de prontidão para participar de operações aéreas, disse o ministro turco das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, nesta segunda-feira.
A Turquia de maioria muçulmana sunita e o governo majoritariamente xiita do Iraque vêm se desentendendo quanto à presença de soldados turcos em um campo militar no norte iraquiano e à exigência de Ancara de tomar parte na operação de Mosul.
A Turquia diz ter a responsabilidade de proteger turcomenos étnicos e árabes sunitas na área ao redor de Mosul, outrora parte do Império Otomano, e teme que milícias xiitas apoiadas pelo Irã, com as quais o Exército do Iraque contou no passado, sejam usadas na campanha e aticem conflitos étnicos.
O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, disse que Bagdá não quer ajuda da Turquia e que as tropas, tanques e artilharia turcos mobilizados no campo militar de Bashiqa estão no local sem a autorização de seu governo. O Iraque afirma ser uma nação soberana que pode lidar com a operação sozinha.
"Nosso objetivo é retirar o Daesh (Estado Islâmico) tanto da Síria quanto do Iraque. O Iraque é vizinho e amigo da Turquia, e para nós a integridade e a estabilidade territorial do Iraque são tão importantes quanto as nossas", disse Cavusoglu aos repórteres em Ancara.
Segundo ele, a Turquia se envolveu na operação de Mosul em "frentes múltiplas" e 17 militantes do Estado Islâmico foram mortos por disparos da artilharia turca desde o início da ofensiva.
(Por Tulay Karadeniz e Ece Toksabay)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.