Topo

Governo do Japão melhora visão de produção industrial em recuperação econômica gradual

25/10/2016 10h28

TÓQUIO (Reuters) - O governo do Japão melhorou sua avaliação sobre a produção industrial pela primeira vez em nove meses, dando uma visão menos cautelosa sobre a confiança empresarial, embora Tóquio destaque uma recuperação econômica ainda frágil.

O governo manteve sua avaliação geral no relatório econômico mensal para outubro, divulgado nesta terça-feira, que descreveu a economia como estando em recuperação moderada embora ainda mostre fraqueza.

"A economia está em uma recuperação moderada, embora uma fraqueza seja vista recentemente", disse o Escritório do Gabinete no relatório, usando a mesma descrição que mantém desde março.

O relatório mensal foi divulgado uma semana antes da reunião de política monetária em 31 de outubro e 1° de novembro do banco central do Japão, que também vê a economia em recuperação moderada. O banco central deve evitar a expansão do estímulo, mesmo que deva cortar a previsão de inflação para o próximo ano fiscal em revisão trimestral.

"A produção industrial mostra sinais de aceleração", disse o relatório mensal. "No futuro, a produção deve acelerar na sequência de uma recuperação gradual da economia global."

A avaliação sobre a produção industrial marcou uma melhora ante o mês passado, quando foi dito que ela estava estável.

O governo também melhorou sua visão sobre a confiança empresarial pelo segundo mês consecutivo, dizendo que ela está quase estável embora haja cautela em algumas áreas.

(Por Tetsushi Kajimoto)