PUBLICIDADE
Topo

Vazamento em reator nuclear da Noruega está contido, diz operadora

25/10/2016 11h57

OSLO (Reuters) - Um vazamento em um reator nuclear pequeno da Noruega foi contido, ninguém se feriu e não se espera qualquer dano ambiental fora de suas instalações, informaram a operadora do reator e a Autoridade de Proteção contra Radiação (NRPA) do país nesta terça-feira.

O vazamento no reator de pesquisa operado pelo Instituto de Tecnologia de Energia, localizado na caverna de uma montanha no meio de Halden, no sul da Noruega, começou às 9h45 (horário de Brasília) de segunda-feira, mas a agência reguladora disse não ter sido alertada até esta terça.

A equipe do reator foi retirada depois que o vazamento foi detectado, e mais tarde alguns funcionários voltaram para averiguar a causa e a extensão do acidente, disse a NRPA. A operadora disse que o reator foi isolado e que o vazamento foi contido.

"Iremos investigar como isso (vazamento) pode ter acontecido e por que não fomos alertados até o dia seguinte", disse a agência reguladora em um comunicado.

Um funcionário de alto escalão da agência disse à Reuters que o incidente "talvez" seja classificado como 1 na Escala Internacional de Eventos Nucleares, que vai de 1 a 7 -- 1 diz respeito a uma anomalia e 7 a um acidente de grande porte, como os de Chernobyl ou Fukushima.

"Precisamos reunir mais informações... mas não estamos contentes com a situação, não termos sido alertados imediatamente. Iremos investigar mais", afirmou Per Strand, chefe de segurança, prontidão e meio ambiente da NRPA, à Reuters.

A operadora do reator disse que o vazamento foi contido e que ninguém se feriu. "O reator está desligado. O vazamento está contido", disse Atle Valseth, diretor de pesquisa do Instituto de Tecnologia de Energia, à Reuters.