Topo

Nintendo reduz estimativa de lucros com força do iene superando Pokémon

26/10/2016 17h40

OSAKA (Reuters) - A fabricante de videogames japonesa Nintendo reduziu sua estimativa de lucro anual em um terço nesta quarta-feira, com o iene forte corroendo seus lucros no exterior e superando um pico de ganhos devido ao sucesso do jogo para smartphones Pokémon GO.

Mas a criadora do Super Mario, que obtém quase dois terços de sua receita no exterior, também ofereceu uma visão otimista do futuro no qual jogos para dispositivos móveis serão guias de lucros, embora ainda secundários em relação aos jogos de console.

A Nintendo lucra com o Pokémon GO através de investimentos na The Pokémon Company e na desenvolvedora Niantic. O presidente da Nintendo, Tatsumi Kimishima, disse que os lucros de afiliadas entre abril e setembro foi de 12 bilhões de ienes (115 milhões de dólares), a maior parte relacionada a Pokémon.

"Esperamos que nosso negócio de jogos para dispositivos móveis se torne um pilar em nossos lucros", disse Kimishima em um comunicado à imprensa após a Nintendo divulgar seu último balanço. "Mas nosso principal foco permanece em buscar sinergias entre hardware e software", ele disse, destacando a importância dos jogos de console para a empresa.

Ainda assim, a Nintendo reduziu sua estimativa de lucro operacional para 30 bilhões de ienes, ante projeção anterior de 45 bilhões de ienes. A nova previsão se compara aos 44 bilhões de ienes que a Starmine SmartEstimate, da Thomson Reuters, projetou a partir das estimativas de 19 analistas.

(Por Makiko Yamazaki)