Topo

Santander tem resultado acima do esperado apoiado por desempenho no Brasil

26/10/2016 09h49

MADRI (Reuters) - Resultados melhores no Brasil ajudaram o Santander a superar expectativas do mercado para o desempenho do banco espanhol no terceiro trimestre e compensaram fraca performance da instituição em seu mercado doméstico e na Inglaterra.

Apesar de queda no lucro na Inglaterra e na Espanha, as operações do Santander no Brasil, maior mercado do grupo financeiro, e em outros emergentes ajudaram a instituição a lidar com compressão de margem na Europa.

O Santander, que ficou atrás do francês BNP Paribas no ranking de maiores bancos da zona do euro em valor de mercado, teve alta de 1 por cento no lucro líquido do terceiro trimestre, para 1,7 bilhão de euros. Analistas, em média, esperavam resultado positivo de 1,5 bilhão de euros, segundo pesquisa da Reuters.

No Brasil, o resultado do período, divulgado mais cedo nesta terça-feira, veio acima do esperado, a 1,88 bilhão de reais ante expectativa de analistas de 1,46 bilhão. [nL1N1CW09G]

"Esperamos encerrar 2016 com crescimento de lucro sobre um ano antes, o que vai nos permitir aumentar o dividendo por ação", disse a presidente do Santander, Ana Botin.

(Por Angus Berwick e Jesús Aguado)