Topo

Reguladores de proteção de dados da UE alertam WhatsApp e Yahoo sobre privacidade

28/10/2016 17h56

BRUXELAS (Reuters) - Reguladores de privacidade da União Europeia alertaram o WhatsApp nesta sexta-feira sobre compartilhamento de informações de dados com o Facebook, sua controladora, e alertou o Yahoo sobre um vazamento de dados e a busca em emails de clientes para atender autoridades da inteligência dos EUA.

As 28 autoridades de proteção de dados da UE ter sérias preocupações sobre a recente mudança na política de privacidade na qual seria permitido compartilhar números de telefone dos usuários com o Facebook. Foi a primeira mudança de política desde que o Facebook comprou o serviço de mensagens em 2014.

As autoridades pediram que o WhatsApp pare de compartilhar dados dos usuários com o Facebook até que "as proteções legais apropriadas sejam garantidas" para evitar infrações das leis de proteção de dados da UE.

Uma porta-voz do WhatsApp disse que a empresa trabalha com as autoridades para responder a seus questionamentos.

Eles também pediram que o Yahoo comunique todos os aspectos do vazamento de dados, notifiquem os usuários afetados sobre os efeitos adversos e cooperem com todas as futuras investigações ou inquéritos das autoridades nacionais de proteção de dados.

O Yahoo não respondeu imediatamente a pedido de comentários.

(Por Julia Fioretti)