Topo

Rajoy deve vencer voto de confiança e encerrar impasse do governo espanhol

O premiê da Espanha, Mariano Rajoy - Daniel Ochoa de Olza/AP
O premiê da Espanha, Mariano Rajoy Imagem: Daniel Ochoa de Olza/AP

Adrian Croft e Inmaculada Sanz

Da Reuters, em Madri

29/10/2016 14h13

A Espanha deve ter neste sábado seu primeiro dia de governo em total funcionamento nos últimos dez meses, quando o Parlamento deverá conceder, ainda que de má vontade, um segundo mandato de primeiro-ministro ao líder conservador Mariano Rajoy. 

A votação virá depois de duas eleições inconclusivas e infrutíferas tentativas de coalizão com partidos pequenos, mas não garantirá estabilidade política. O fraco governo de minoria de Rajoy sofrerá para aprovar leis.

O partido Socialista, de oposição, instruiu seus membros a se absterem do voto parlamentar de confiança marcado para 15h45 (horário de Brasília), o que permitirá que Rajoy, primeiro-ministro interino desde dezembro, seja confirmado como verdadeiro líder da administração.

O resultado será uma vitória para Rajoy, de 61 anos, conhecido por ser um sobrevivente político.

Depois de vencer a eleição de 2011, Rajoy cortou gastos públicos para enfrentar o crescimento da dívida enquanto a Espanha passava por uma severa recessão. O desemprego subiu a 27 por cento e os bancos do país precisaram de um resgate de 41 bilhões de euros da União Europeia.

Os eleitores puniram o Partido do Povo (PP) de Rajoy, mesmo com a posterior recuperação da economia, retirando-lhe a maioria absoluta.

Mas o PP ainda teve mais votos nas eleições de dezembro e junho, e Rajoy resistiu aos apelos de partidos rivais para se afastar e permitir que outro líder do PP tentasse formar uma coalizão.

Ele agora terá que negociar com seus adversários políticos para ganhar qualquer aprovação legislativa, inclusive sobre o orçamento, já que o PP tem apenas 137 assentos do total de 350 do parlamento.