Topo

Rajoy sofre pressões para aliviar tensões com novo gabinete no governo espanhol

30/10/2016 16h53

MADRI (Reuters) - O primeiro ministro espanhol Mariano Rajoy enfrenta o primeiro teste de um complicado segundo mandato nesta semana, conforme revela seu novo gabinete, que deverá negociar o apoio com outros partidos para aprovar reformas em um parlamento atualmente fragmentado e hostil. 

O líder conservador conseguiu a aprovação dos parlamentares no sábado para formar um governo de minoria depois de dez meses de impasse no congresso, mas ele será forçado a buscar aliados dia após dia para legislar. 

Rajoy deve apresentar sua equipe na quinta-feira, e confirmará ou não as expectativas sobre uma possível renovação, o que indicaria a apresentação de novas figuras, ainda que muitas devem sair do próprio partido do governo, o Partido Popular. 

O primeiro-ministro, que toma posse na segunda-feira, governou com maioria absoluta por quatro anos, desde 2011. Em 2015 a situação mudou, e embora o PP tenha se mantido como o maior partido no parlamento, ele não conseguiu encontrar parceiros de coalizão para um governo de maioria, mesmo depois de uma nova eleição em junho deste ano. 

Diversos de seus ministros tiveram grandes disputas com a oposição, incluindo durante o recente período de Rajoy como primeiro ministro provisório. As forças rivais haviam, por exemplo, exigido a renúncia do ministro do Interior provisório Jorge Fernandez Diaz em junho, devido a sua ligação com uma suposta campanha de difamação. 

"Em tese, ao menos Rajoy será obrigado a mostrar que seu governo é algo diferente", disse Carlos Barrera, um professor de comunicação política na Universidade de Navarra. Ele notou, entretanto, que o primeiro-ministro não era conhecido por preferir mudanças abruptas. 

O jornal El País, o mais vendido da Espanha, publicou no domingo um editorial pedindo "profunda renovação" dos membros do governo para construir pontes com outros partidos. 

Depois de duas eleições inconclusivas desde dezembro do ano passado, e depois de meses de conflitos internos entre os partidos, o governo de minoria de Rajoy tem reformas necessárias e uma série de projetos para legislar.