Tripulação multinacional deixa estação espacial e retorna à Terra
Por Irene Klotz
CABO CANAVERAL, Flórida (Reuters) - Uma tripulação com membros dos Estados Unidos, Rússia e Japão deixou a Estação Espacial Internacional no sábado a bordo de uma cápsula russa Soyuz e aterrissou novamente na Terra, deixando para trás três membros que chegaram ao posto avançado em órbita na semana passada.
O comandante da estação, Anatoly Ivanishin, da agência espacial russa, a astronauta da NASA Kate Rubins e o japonês Takuya Onishi entraram na cápsula e deixaram a estação no sábado às 22h35 (horário de Brasília), mostrou uma transmissão da NASA.
O trio aterrissou no Cazaquistão à 1h58 de domingo, encerrando uma missão de quatro meses que incluiu o primeiro uso de um sequenciador de DNA no espaço e a instalação de estacionamentos para futuros táxis espaciais.
“Estou um pouco relutante em encerrar esse período”, disse Ivanishin, durante uma cerimônia de troca de comando na sexta-feira.
“O tempo passa de uma maneira muito especial aqui... Não tive tempo de saber o que está acontecendo no nosso planeta, e talvez isso tenha sido melhor. Na estação espacial, você vive em um ambiente muito amigável, muito bom.”
Ivanishin entregou o comando da estação espacial, um laboratório de pesquisa em órbita de 100 bilhões de dólares, para o recém-chegado astronauta norte-americano Shane Kimbrough.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.