Topo

BlackBerry faz acordo com Ford para fornecimento de software; 1º com uma montadora

31/10/2016 20h22

TORONTO/BOSTON (Reuters) - A BlackBerry assinou um acordo para trabalhar diretamente com a Ford Motor para que a montadora amplie o uso de seu sistema operacional de segurança QNX, disse a empresa de tecnologia canadense nesta segunda-feira, com a Ford desenvolvendo cada vez mais veículos autônomos.

O acordo com a Ford é o primeiro que a BlackBerry fez diretamente com uma grande montadora, embora ela atualmente venda sua tecnologia para fornecedores do setor automotivo.

A empresa está apostando seu futuro na expansão das vendas de produtos de software, incluindo montadoras e outras indústrias, após ter perdido no mercado de smartphones para rivais incluindo Apple, Google, da Alphabet e e a Samsung Electronics.

A Panasonic Automotive atualmente utiliza o software QNX no console de entretenimento Sync 3, que é enviado para a Ford.

A BlackBerry espera que o novo acordo aumente o uso de seu software em veículos Ford com as duas empresas identificando outros sistemas em que ele pode ser usado.

"Nós podemos formar a base de todo o veículo completamente a partir da direção autônoma através do entretenimento", disse o chefe da unidade QNX da BlackBerry, John Wall, em uma entrevista telefônica.

(Por Alastair Sharp e Jim Finkle)