Topo

CenturyLink comprará Level 3 Communications por US$24 bi

31/10/2016 17h04

(Reuters) - O grupo norte-americano CenturyLink anunciou a compra da Level 3 Communications, em um acordo avaliado em cerca de 24 bilhões de dólares que tem como objetivo a expansão de rede de fibra ótica e competir com rivais de telecomunicações como AT&T e a Verizon.

O acordo baseado em dinheiro e ações deve ser concluído no terceiro trimestre de 2017. A CenturyLink quer criar uma formidável corporação telefônica, com os clientes corporativos buscando maior largura de banda e redes mais rápidas para o tráfego de dados.

"Nós nos tornamos uma empresa muito maior e mais focada em clientes corporativos", disse o presidente-executivo da CenturyLink, Glen Post, após o anúncio do acordo. Post, que trabalha na CenturyLink desde 1976, chefiará a empresa combinada, enquanto o diretor financeiro da Level 3, Sunit Patel, ficará com o mesmo posto na fusão das empresas.

A oferta de cerca de 66,50 dólares por ação embute um prêmio de 42 por cento sobre o preço de fechamento da ação da Level 3 na quarta-feira, antes do surgimento de informações sobre um potencial acordo entre as duas empresas.

A CenturyLink opera mais de 55 centrais de processamento de dados na América do Norte, Europa e Ásia e fornece serviços de banda larga, voz, vídeo e dados. A Level 3 por pouco evitou o colapso no início dos anos 2000. A empresa recebeu uma injeção de 500 milhões de dólares em 2002 de investidores que incluíram Warren Buffett.

(Por Malathi Nayak, Narottam Medhora e Supantha Mukherjee em Bangalore, Índia; reportagem adicional por Lauren Hirsch em Nova York)