Topo

Confiança da indústria do Brasil volta a cair em outubro com piora generalizada, mostra FGV

31/10/2016 08h13

SÃO PAULO (Reuters) - As avaliações sobre a situação atual e sobre as perspectivas pioraram, e o Índice de Confiança da Indústria (ICI) brasileira recuou em outubro após alta no mês anterior, mostraram dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgados nesta segunda-feira.

O ICI registrou queda de 1,6 ponto e foi a 86,6 pontos em outubro, depois de subir 2,1 pontos em setembro.

O resultado foi influenciado tanto pela queda de 1,8 ponto do Índice da Situação Atual (ISA), para 84,9 pontos no mês, quanto pelo recuo de 1,4 ponto do Índice de Expectativas (IE), a 88,4 pontos.

"A sondagem retrata uma evidente perda de fôlego em relação à aceleração produtiva que se desenhava entre março e julho passados", apontou em nota Aloisio Campelo Junior, superintendente de Estatísticas Públicas da FGV/IBRE.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada apresentou queda de 1 ponto percentual e chegou a 73,7 por cento no período na comparação com o mês anterior.

A produção industrial do Brasil caiu em agosto 3,8 por cento sobre julho, apagando cinco meses de resultados positivos com o pior resultado em quatro anos e meio.

(Por Camila Moreira)