Militares turcos enviam tanques e veículos para região de fronteira com Iraque

ANCARA (Reuters) - Forças armadas turcas começaram a envioar tanques e outros veículos armados para a área de Silopi, na província de Sirnak, próxima à fronteira com o Iraque, disseram fontes militares nesta terça-feira.

As fontes não disseram a razão do envio, mas o presidente Tayyip Erdogan disse no sábado que a Turquia busca reforçar as tropas na região, dizendo que Ancara teria uma "resposta diferente" às milícias xiitas caso "causem terror" na cidade iraquiana de Tal Afar.

Fotos das fontes militares mostram uma longa fila de veículos, entre eles tanques, veículos de resgate e veículos de construção em fila única em uma via dupla.

O envio coincide com uma operação iraquiana para combater o Estado Islâmico na cidade iraquiana de Mosul, e está sendo feito após milícias xiitas iraquianas iniciaram uma ofensiva relacionada à retirada de jihadistas da cidade de Tal Afar.

Ancara alertou contra tal ação em direção a Tal Afar, que fica a cerca de 170 quilômetros de Silopi e é lar de uma população considerável da etnia turcomana, com laços históricos e culturais com a Turquia.

A província de Sirnak, onde fica Silopi, também é uma das principais áreas de conflito entre militares turcos e militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, que agora possuem bases no norte do Iraque.

(Reportagem de Tulay Karadeniz e Can Sezer)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos