Toyota testará tecnologia Smart Key Box com startup de transporte Getaround

TÓQUIO (Reuters) - A Toyota testará sua nova tecnologia Smart Key Box em frotas usadas pelo serviço de compartilhamento de veículos norte-americano Getaround no ano que vem, ampliando seu esforço para se beneficiar de novos serviços de mobilidade vistos por alguns como uma ameaça à tradicional compra de veículos.

A maior montadora do mundo confirmou na semana passada que investiu na Getaround, após parceria com o Uber para fretar veículos e acelerar a pesquisa sobre tecnologias móveis.

Os investimentos da Toyota seguem movimentos similares de rivais como General Motors e a Volkswagen com as montadoras globais se adaptando em face da mudança no setor.

"Nós não consideramos que estes novos serviços sejam negativos para nós", disse o chefe da companhia Connected Car, da Toyota, Shigeki Tomoyama, a repórteres nesta terça-feira.

A Toyota planeja instalar o novo software em quase todos os seus carros vendidos no Japão e nos EUA em 2020, disse Tomoyama, permitindo que motoristas acessem serviços de dados remotos a partir de seus celulares e usem big data para oferecer atualizações sobre condições de tráfego e mapas em tempo real.

Dentre as ferramentas da tecnologia Smart Key Box que serão testadas com a Getaround estão a capacidade de controlar portas e dar partida em motores por meio de smartphone, disse a Toyota.

(Por Naomi Tajitsu)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos