Dois militares dos EUA são mortos no norte do Afeganistão

CABUL (Reuters) - Dois membros das Forças Armadas dos Estados Unidos foram mortos nesta quinta-feira enquanto prestavam assistência a forças de segurança do Afeganistão em operações contra o Taliban nos arredores de Kunduz, cidade do norte do país, informou um comunicado dos militares dos EUA.

"Os oficiais foram alvo de disparos durante uma missão de treinamento, aconselhamento e assistência com nossos parceiros afegãos para tomar uma posição do Taliban e interromper as operações do grupo na cidade de Kunduz", disse o comunicado.

O texto não deu detalhes sobre as identidades das vítimas ou em que unidades serviam.

As mortes enfatizam a situação de segurança precária nas proximidades de Kunduz, onde combatentes do Taliban conseguiram entrar no mês passado, um ano depois de terem capturado brevemente a localidade, seu maior sucesso na guerra de 15 anos.

Embora as operações norte-americanas de combate contra o Taliban tenham sido essencialmente encerradas em 2014, forças especiais vêm se envolvendo em confrontos com frequência e oferecendo assistência ao Exército e à polícia do Afeganistão.

Milhares de soldados dos EUA continuam no país como parte da missão de treinamento e assistência Apoio Resoluto, liderada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e de uma missão separada de contraterrorismo.

As baixas ocorreram um mês depois de outro militar dos EUA ser morto em uma operação contra combatentes do Estado Islâmico em Nangarhar, província do leste afegão.

As forças afegãs, que estão combatendo praticamente por conta própria desde o fim da missão de combate internacional, sofreram milhares de baixas, e mais de 5.500 efetivos morreram nos oito primeiros meses de 2016.

(Por James Mackenzie)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos