EXCLUSIVO-Oi finaliza plano para pagar dívidas de credores de menor porte, dizem fontes

Por Guillermo Parra-Bernal e Ana Mano

SÃO PAULO (Reuters) - A Oi está trabalhando em um plano pelo qual pequenos fornecedores da companhia serão pagos antes de dívidas bancárias e obrigações com detentores de títulos da companhia, em uma estratégia para buscar apoio de milhares de credores para emergir mais rapidamente da proteção judicial, afirmaram duas fontes próximas do assunto.

Segundo as fontes, o plano poderá ser apresentado aos membros dos grupos de credores classes 1, 3 e 4 na próxima semana. Cerca de 95 por cento dos quase 67 mil credores da Oi estão incluídos nestas classes, que envolvem trabalhadores, dívidas judiciais e pequenos fornecedores.

Apesar do total devido aos integrantes destas três classes ser de pouco mais de 1,2 bilhão de reais, o presidente-executivo da Oi, Marco Schroeder, e a maior parte do conselho de administração da companhia acredita que resolver estas dívidas antes vai ajudar a operadora a acelerar a aprovação do plano de recuperação judicial, disseram as fontes.

A Oi fez pedido de proteção da Justiça contra credores em junho, depois que negociações para reestruturar dívidas de 65,4 bilhões de reais fracassaram. Procurada, a companhia não comentou o assunto.

Representantes dos dois maiores acionistas da Oi, Pharol SGPS e a empresa de investimentos FIA Société Mondiale, também não se manifestaram.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos