Forças xiitas iraquianas avançam a oeste de Mosul; rota ainda está aberta

BAGDÁ (Reuters) - Forças xiitas iraquianas que lutam para cortar uma rota de suprimento do Estado Islâmico a oeste de Mosul fizeram progressos nesta quinta-feira, mas vários carros ainda conseguiam deixar a cidade, disse um porta-voz.

O líder da Organização Badr, a maior das milícias xiitas que fazem parte das forças Hashid Shaabi (Mobilização Popular), disse anteriormente que espera fechar nesta quinta-feira o flanco ocidental de Mosul.

"Estamos avançando lentamente", disse Karim Nuri, um porta-voz da Hashid Shaabi à Reuters. "Testemunhamos alguns veículos de uma distância, se retirando (de Mosul)".

Não estava claro se os carros estavam fugindo do confronto em Mosul, onde tropas iraquianas ultrapassaram defesas do Estado Islâmico no lado leste da cidade, ou buscando reforçar a cidade de Tal Afar, no oeste, tomada pelo Estado Islâmico.

O Exército iraquiano, forças de segurança e forças curdas peshmerga vêm avançando pelo sul, leste e norte de Mosul desde o início de uma ofensiva em 17 de outubro para recapturar a cidade, a maior cidade controlada pelo Estado Islâmico na Síria e Iraque.

(Reportagem de Saif Hameed)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos