Infantino diz que plano de aumentar Copa do Mundo faz com que mais times sonhem com torneio

Por Brian Homewood

ZURIQUE (Reuters) - O presidente da Fifa, Gianni Infantino, disse que seu plano de expandir a Copa do Mundo é menos dramático do que seus críticos sugerem, e que iria criar maior empolgação para torcedores, emissoras e patrocinadores.

O suíço-italiano foi eleito presidente da organização em fevereiro e prometeu, como parte de sua campanha, expandir a Copa do Mundo de 32 para 40 seleções. Em outubro, no entanto, ele sugeriu que o torneio de 2026 pode contar com 48 equipes, embora 16 delas sejam eliminadas após somente um jogo.

O plano gerou fortes críticas. O técnico da Alemanha, Joachim Loew, se mostrou preocupado com a "perda de qualidade", enquanto o chefe-executivo do Borussia Dortmund descreveu o ato como "insanidade completa".

Mas Infantino disse em entrevista à Reuters que é simplesmente o caso de realizar uma rodada de partidas eliminatórias antes do torneio propriamente dito. Na realidade, ele disse que estava propondo um torneio de 32 equipes, precedido por uma rodada eliminatória, que seria realizada no mesmo país do torneio.

"Na realidade são 32 equipes, mas com uma rodada eliminatória adicional, na qual você pode trazer equipes de diferentes confederações e ter certeza que os 32 melhores se classifiquem para a fase de grupos", disse.

A competição eliminatória para a Copa do Mundo termina em novembro, mas Infantino disse que seu plano deixaria vivo o sonho de classificação até junho para 16 equipes extras, comparado ao sistema atual, e permitiria às equipes um pouco da atmosfera do torneio.

"É o sentimento de Copa do Mundo que você pode criar em um país de novembro até junho, e isto faz com que crianças se registrem em clubes, emissoras sigam até a associação nacional, patrocinadores, todo o movimento de futebol em um país é realmente aumentado".

Os vencedores das 16 partidas eliminatórias iriam seguir para se juntar aos 16 times já garantidos graças a resultados superiores na rodada de classificação. O resto do torneio seria como de costume, com oito grupos de quatro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos