Premiê renova gabinete na Espanha para o governo de minoria

MADRI (Reuters) - O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, renovou o seu gabinete nesta quinta-feira para uma nova era de governo de minoria, trazendo seis novos integrantes e ampliando o papel do ministro da Economia, Luis de Guindos, que tem uma função chave de coordenação orçamentária com Bruxelas.

O novo e mais jovem gabinete com 13 integrantes inclui cinco mulheres e dá uma nova função a vice-premiê Soraya Sáenz de Santamaría, que vai assumir a relação com as regiões autônomas espanholas num período em que a rica Catalunha, no nordeste do país, planeja um referendo sobre a sua independência.

O conservador Rajoy ganhou um voto de confiança parlamentar no sábado, assumindo o poder depois de duas eleições inconclusivas que resultaram em dez meses de paralisia política.

O Orçamento de 2017 será uma prioridade do novo governo. A Espanha, quarta maior economia da zona do euro, precisa reduzir o seu déficit orçamentário para 3,1 por cento da sua produção em 2017 do patamar de 4,6 esperado para este ano e, assim, cumprir as metas acordadas com Bruxelas.

(Reportagem de Adrian Croft e Jesus Aguado)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos