Explosões de ambulâncias matam 21 pessoas no Iraque

Ghazwan Hassan, Ahmed Rasheed e Ahmed Tolba

Da Reuters, em Tikrit e Bagdá (Iraque) e Cairo (Egito)

  • Reuters

    Forças de segurança iraquianas inspecionam local de uma explosão quando um suicida detonou ambulância carregada de explosivos na entrada sul da cidade de Tikrit

    Forças de segurança iraquianas inspecionam local de uma explosão quando um suicida detonou ambulância carregada de explosivos na entrada sul da cidade de Tikrit

Motoristas de ambulâncias com explosivos detonaram seus veículos em um posto de controle e um estacionamento para peregrinos xiitas em duas cidades iraquianas neste domingo, matando pelo menos 21 pessoas e ferindo dezenas, afirmaram autoridades.

Os ataques suicidas ocorreram em Tikrit e Samarra, enquanto tropas e forças de segurança iraquianas lutavam para retomar a cidade de Mosul, no norte, de militantes islâmicos que tem controlado a área por mais de dois anos.

As explosões pareciam ser parte de uma série de ataques por parte dos ultrassunitas Islamitas Sunitas, que atacaram a cidade de Kirkuk, a capital Bagdá e uma cidade ocidental do deserto, durante a campanha de três semanas em Mosul.

A agência de notícias Amaq disse que os ataques foram realizados pelo grupo militante.

Em Tikrit, um homem detonou sua ambulância carregada de explosivos na entrada sul da cidade durante o horário de pico da manhã, matando 13 pessoas, disseram fontes policiais e hospitalares.

Outro atacante detonou um veículo em um estacionamento para peregrinos que visitam um dos santuários mais sagrados do Islã xiita, a mesquita de Al Askari em Samarra, ao sul de Tikrit. A explosão matou pelo menos oito pessoas, disseram autoridades locais, incluindo dois peregrinos iranianos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos