Exército da Síria toma área de Aleppo, mas rebeldes dizem que luta continua

BEIRUTE (Reuters) - O Exército da Síria disse ter ocupado um bairro estratégico de Aleppo nesta terça-feira, o que seria o avanço mais importante de Damasco e seus aliados em semanas na cidade dividida, mas os rebeldes afirmaram que a batalha não terminou.

O distrito 1070 Apartments está localizado nos arredores do sudoeste de Aleppo e ao longo do corredor do governo que leva a partes da cidade que este controla.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, entidade sediada no Reino Unido que monitora a guerra, disse que forças do governo e seus aliados assumiram o controle total do bairro, o que classificou como o avanço governamental mais significativo em Aleppo desde setembro.

Uma fonte militar síria disse que o Exército e forças aliadas comandam plenamente a área e as colinas circundantes. Eles fizeram diversos esforços para expulsar os rebeldes do bairro 1070 Apartments desde o verão local.

Uma unidade de mídia militar do grupo xiita libanês Hezbollah, que luta em apoio a Damasco, fez um relato semelhante.  

Mas autoridades de dois grupos rebeldes combatendo em Aleppo disseram que a luta ainda prossegue. Yasser Alyousef, do escritório político do grupo Nour al-Din al-Zinki, disse que os rebelados recuperaram posições perdidas na segunda-feira.

"Ainda há uma batalha, e o resultado não foi decidido em absoluto", acrescentou o segundo representante, Zakaria Malahifji, diretor do escritório político do grupo rebelde Fastaqim.

Forças do governo da Síria, auxiliadas por milícias armadas e o poderio aéreo da Rússia, lançaram um grande ataque ao leste rebelado de Aleppo em setembro depois de sitiarem a área, que a Organização das Nações Unidas (ONU) diz abrigar 275 mil pessoas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos