Hillary reconhece derrota e deseja sucesso a Trump na Presidência dos EUA

Por Amanda Becker

NOVA YORK (Reuters) - A candidata democrata Hillary Clinton reconheceu a derrota para o republicano Donald Trump na disputa de 2016 pela Casa Branca e se ofereceu para trabalhar com o presidente eleito, a quem desejou sucesso como próximo líder dos norte-americanos.

Hillary, falando em Nova York por volta do meio-dia (horário local) após uma dura derrota eleitoral para o empresário magnata, fez um apelo aos apoiadores para que mantenham a mente aberta e deem a Trump uma chance de liderar o país.

"Na noite passada eu cumprimentei Donald Trump e me ofereci para trabalhar com ele em nome do nosso país. Espero que ele seja um presidente de sucesso para todos os norte-americanos", disse Hillarry a centenas de apoiadores e membros de sua campanha em um hotel de Manhattan.

"Esse não é o resultado que nós queríamos ou pelo qual trabalhamos tanto, e lamento que nós não tenhamos vencido esta eleição pelos valores que compartilhamos e a visão que temos para o nosso país", disse a democrata, sob aplausos.

Possivelmente, em sua última oportunidade de disputar a Presidência, Hillary, de 69 anos, reconheceu que o resultado da noite de terça-feira foi doloroso e que ficou decepcionada.

A democrata fez um pedido a sua equipe de campanha e apoiadores, que esperavam uma vitória diante das pesquisas de intenção de voto que apontavam uma boa chance de triunfo, para que continuem trabalhando por um país melhor.

"É doloroso e será assim por um longo tempo", disse Hillary. "Mas quero que vocês lembrem disso: nossa campanha nunca foi sobre uma pessoa ou mesmo sobre uma eleição. E sobre o país que amamos e sobre construir uma América de esperança, inclusão e coração grande."

A ex-primeira-dama, ex-senadora e ex-secretária de Estado disse que o resultado da eleição mostrou que o país está profundamente dividido, mas que o eleitorado foi ouvido.

"Donald Trump será o nosso presidente. Devemos a ele uma mente aberta e a chance de liderar."

(Reportagem de Susan Heavey e Doina Chiacu)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos