Trump vence Hillary de forma surpreendente e será novo presidente dos EUA

SÃO PAULO (Reuters) - O republicano Donald Trump surpreendeu o mundo ao derrotar a favorita Hillary Clinton na eleição presidencial dos Estados Unidos, encerrando oito anos de governos democratas e colocando os EUA em um novo e incerto caminho.

Um bilionário empresário do setor imobiliário e ex-apresentador de reality show, Trump comandou uma onda de indignação contra Washington ao derrotar Hillary, que já foi primeira-dama, senadora e secretária de Estado.

Preocupados que uma vitória de Trump gerasse incertezas econômica e global, investidores estavam saindo de ativos mais arriscados, como ações. Nas operações da madrugada, os futuros do S&P 500 caíam 5 por cento e atingiram o chamado limite de baixa, indicando que não teriam permissão para operar em patamares mais baixos até a manhã de quarta-feira.

A Associated Press e a Fox News projetaram que Trump conseguiu os 270 votos necessários no Colégio Eleitoral para vencer a eleição e conquistar um mandato de quatro anos na Presidência, que começa no dia 20 de janeiro.

(Reportagem de Eduardo Simões)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos