Positivo Informática tem lucro de R$5,5 mi no 3º tri

SÃO PAULO (Reuters) - A Positivo Informática teve lucro líquido de 5,5 milhões de reais no terceiro trimestre, expansão frente ao resultado positivo de 1,2 milhão de reais obtido no mesmo período do ano passado, apesar de recuo no faturamento.

A fabricante brasileira de computadores e celulares apurou uma geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 42,3 milhões de reais, revertendo desempenho negativo em 2,1 milhões de reais sofrido um ano antes.

Em termos ajustados, o Ebitda cresceu 2,8 por cento no período, a 33 milhões de reais.

O resultado também veio com uma redução no índice de endividamento da Positivo medido pela dívida líquida sobre Ebitda, que passou de 2,7 vezes no final de setembro de 2015 para 1,8 vez no encerramento do terceiro trimestre deste ano.

"A forte expansão do negócio de celulares permitiu à companhia compensar praticamente todos os efeitos da contração em computadores", comentou a Positivo no balanço.

A empresa vendeu no terceiro trimestre 178.969 computadores pessoais, queda de 51,4 por cento sobre um ano antes e recuo de quase 41 por cento na comparação com os três meses encerrados em junho deste ano.

Em celulares, houve crescimento anual de 91,8 por cento no volume vendido, a 703.432 unidades, dos quais 536.521 foram smartphones.

Já no segmento de tablets, houve queda de 72,4 por cento no volume comercializado, a 38.762 unidades.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos