Premiê japonês Abe irá se encontrar com Trump na semana que vem para mostrar importância de aliança

Por Takashi Umekawa e Linda Sieg

TÓQUIO (Reuters) - O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, irá tentar estabelecer bons laços pessoais e mostrar a importância da aliança de segurança bilateral ao se encontrar na semana que vem em Nova York com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disseram autoridades nesta quinta-feira.

Uma autoridade do governo japonês disse que Trump e Abe já conversaram por telefone e confirmaram a cooperação próxima, destacando a importância de uma aliança entre EUA e Japão na região Ásia-Pacífico.

Abe irá se encontrar com Trump em Nova York na quinta-feira da semana que vem antes de seguir para a cúpula de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico, no Peru.

"Trump deve levar mais que o normal para formar sua administração, à medida que busca pessoas para preencher posições políticas essenciais", disse em discurso em Tóquio Tetsuya Otsuru, uma autoridade sênior do Ministério das Relações Exteriores do Japão. "Queremos proteger nossa aliança com os Estados Unidos durante a transição."

A vitória inesperada de Trump aumentou a preocupação japonesa sobre o comprometimento de Washington com acordos de segurança em meio ao crescimento da China e Coreia do Norte.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos