Ministério do Exterior alemão não vê mudança em comprometimento com Afeganistão após ataque

BERLIM (Reuters) - Um porta-voz do Ministério do Exterior da Alemanha disse nesta sexta-feira não acreditar que o ataque de quinta-feira no consulado alemão na cidade afegã de Mazar-i-Sharif vá alterar a visão alemã de ajuda contínua ao Afeganistão.

"Não posso imaginar que os eventos da noite passada vá levar a uma mudança fundamental no pensamento da Alemanha ou da comunidade global sobre a necessidade de assistência contínua ao Afeganistão", disse o porta-voz Martin Schaefer em entrevista coletiva.

Ele disse que o trabalho da Alemanha e de outros países ajudou a melhorar as vidas de afegãos nos últimos anos, ajudando a aliviar as condições que fizeram do país um terreno propício ao terrorismo no passado.

Schaefer disse que uma força-tarefa se reuniu no final da quinta e novamente nesta sexta para avaliar a situação depois do ataque, incluindo o futuro do trabalho da Alemanha no Afeganistão, e vai revisar os procedimentos de segurança para evitar ataques similares no futuro.

Os funcionários consulares foram removidos para o quartel-general da Alemanha nos arredores da cidade e já puderam continuar seus trabalhos de lá.

(Reportagem de Andrea Shalal)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos