Taliban invade consulado da Alemanha em cidade afegã e deixa 4 mortos

Por Abdul Matin e Sabine Siebold

MAZAR-I-SHARIF, Afeganistão/BERLIM (Reuters) - Militantes do Taliban invadiram o consulado da Alemanha em Mazar-i-Sharif, cidade do norte do Afeganistão, atingindo o muro externo do local com um caminhão-bomba e enfrentando forças de segurança em um ataque de fim de noite que matou ao menos quatro pessoas, disseram autoridades.

A explosão, realizada por um homem-bomba, causou grandes danos no edifício e estilhaçou janelas a até 5 quilômetros de distância, disse um porta-voz da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Um médico local disse que a detonação e a troca de tiros subsequente feriram 120 pessoas.

Nenhum funcionário consular está entre as vítimas, mas o ministro das Relações Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier, disse que seu país irá rever seu papel na missão internacional atuando no norte afegão, onde a violência cresceu acentuadamente ao longo de 2016.

O ataque de quinta-feira também enfatiza um dos desafios de política externa mais difíceis que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, irá enfrentar quando assumir em janeiro. A maior parte das operações de combate dos EUA contra o Taliban terminou em 2014, mas milhares de seus soldados continuam no Afeganistão como parte da missão Apoio Resoluto, conduzida pela Otan.

O Taliban comunicou que o atentado foi uma retaliação a ataques aéreos da Otan contra um vilarejo próximo de Kunduz, cidade do norte da nação, na semana passada que matou mais de 30 pessoas, muitas delas crianças.

Combatentes fortemente armados, incluindo homens-bomba, foram enviados "com a missão de destruir o consulado-geral alemão e matar quem quer que encontrassem ali", disse o porta-voz do movimento islâmico militante, Zabihullah Mujahid, por telefone.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos