Toshiba tem lucro operacional no 3º tri com demanda maior por chips de memória

TÓQUIO (Reuters) - O conglomerado japonês Toshiba reverteu prejuízo do terceiro trimestre do ano passado com lucro operacional de 76,7 bilhões de ienes (721 milhões de dólares) entre julho e setembro deste ano, ajudado pelo aumento das vendas de chips de memória flash para fabricantes chineses de smarthphones.

O resultado ficou em linha com estimativa revisada anunciada no fim de outubro. A demanda maior veio como um alívio para empresa, que busca se recuperar de um escândalo contábil de 1,3 bilhão de dólares com uma estratégia mais focada em chips, energia nuclear e infraestrutura social, ao mesmo tempo em que se desfaz de operações menos lucrativas.

No início da semana, a Toshiba elevou em 50 por cento a perspectiva de lucro anual, para 180 bilhões de ienes, o que marcaria uma grande reviravolta após o prejuízo de 708,7 bilhões do ano passado.

Além das encomendas mais robustas de fabricantes chineses de smarthphones dispostos a atualizar seus dispositivos com chips de memória de maior capacidade de armazenamento, a Toshiba também vem sendo beneficiada pelo lançamento do novo iPhone. Isso porque uma versão avançada de seu chip de memória flash com estrutura de célula tridimensional está sendo usada no mais recente modelo lançado pela Apple

A companhia japonesa espera que a divisão de chips e dispositivos eletrônicos contribua com a maior parte do lucro operacional projetado para este ano financeiro, o equivalente a cerca de 130 bilhões de ienes.

(Por Makiko Yamazaki)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos