Exército sírio e aliados fazem avanços em Aleppo

BEIRUTE (Reuters) - O exército sírio capturou o distrito de Dahiyet al-Assad no oeste da cidade de Aleppo neste sábado, revertendo todos os ganhos obtidos pelos rebeldes em duas semanas de contra-ataques a áreas controladas pelo governo, disseram um observador do conflito e um oficial rebelde.

A televisão estatal disse que o exército procurava minas terrestres no subúrbio da cidade após ter retomado o controle daquela área.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, sediado no Reino Unido, disse que o exército e seus aliados fizeram esta semana diversos avanços na parte oeste da cidade dividida, impedindo a ofensiva rebelde que tenta romper o cerco a distritos dominados pela oposição.

Forças do governo sírio tomaram também a vila de Minian e posições próximas, que eram controladas pelos rebeldes no mês passado, disse o Observatório.

O chefe do escritório político do grupo rebelde Fastaqim, Zakaria Malahifji, que luta em Aleppo, confirmou os avanços do exército.

"Claro que quando o regime assume controle, isso tem um efeito negativo, mas há persistência" entre as facções, disse ele. "Esperamos que haja uma mudança nos próximos dias."

O exército sírio lançou um grande ataque com o apoio da Rússia no leste de Aleppo em setembro, depois de cercar a área, na qual vivem 275 mil pessoas, segundo a ONU.

(Por Ellen Francis)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos