Manifestantes planejam 5º dia de protestos contra Trump

NEW YORK/LOS ANGELES (Reuters) - Manifestantes ao redor dos Estados Unidos planejam ir às ruas pelo quinto dia seguido, neste domingo, em protesto contra a eleição de Donald Trump, enquanto o presidente eleito brigou nas redes sociais com um dos maiores jornais do país.

Manifestantes programaram-se para protestar na tarde de domingo em Nova York e Oakland, Califórnia, de acordo com anúncios na internet.

Milhares em diversas cidades protestaram desde o resultado da eleição de terça-feira, quando Trump perdeu o voto popular, mas ganhou votos suficientes no colégio eleitoral de 538 pessoas para vencer a eleição, surpreendendo o mundo.

Manifestantes condenaram promessas de campanha de Trump para restringir imigração e registrar muçulmanos, assim como alegações de que a ex-estrela de TV abusou sexualmente de mulheres.

Dezenas de pessoas foram presas e alguns policiais ficaram machucados.

Cantando "não é meu presidente" e "amor supera o ódio", pessoas marcharam em Nova York, Los Angeles, Chicago e outros locais no sábado, dizendo que Trump ameaça seus direitos civis e humanos.

Trump, republicano, publicou reclamações próprias no Twitter, neste domingo, atacando o New York Times por realizar uma cobertura que, segundo ele, foi "muito pobre e altamente imprecisa".

"O @nytimes enviou uma carta aos seus assinantes pedindo desculpas pela sua má cobertura sobre mim. Imagino se ela vai mudar --duvido?", escreveu Trump.

O jornal publicou uma carta na edição de domingo, do publisher Arthur Sulzberger e diretor-executivo Dean Baquet, em que não pediu desculpas, mas agradecendo aos leitores pela sua lealdade.

(Por Alexander Besant and Olga Grigoryants)

((Tradução Redação São Paulo 55 11 56447751))REUTERS RS

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos