Federação Internacional de Basquete suspende Brasil por descumprimento de obrigações

Por Andrew Downie

SÃO PAULO (Reuters) - A Federação Internacional de Basquetebol (Fiba) suspendeu o Brasil nesta segunda-feira por "não cumprir integralmente com suas obrigações" como país-membro da entidade.

A Fiba disse que o fracasso recente do Brasil em enviar equipes para competições de veteranos e juvenis, junto com a incapacidade de organizar um torneio 3x3 no Rio de Janeiro, tirou de jogadores a chance de competirem internacionalmente.

A Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) também permitiu que terceiros interviessem na escolha e financiamento de seleções nacionais, além disso a entidade deve dinheiro à Fiba.

"A situação financeira geral da CBB não permite a ela financiar suas operações ou estar em boa posição no seu país", disse a Fiba em comunicado, que cita "graves dificuldades institucionais, esportivas e financeiras".

A Fiba também disse que a CBB ainda não respondeu aos chamados da entidade mundial para reestruturar o esporte no Brasil.

A entidade, sediada na Suíça, disse que reavaliará a suspensão em sua próxima reunião, no dia 28 de janeiro.

A CBB divulgou nota em que manifesta "surpresa" com a decisão da Fiba e promete tomar medidas.

"A CBB vai buscar os meios formais e legais para preservar o basquetebol brasileiro", afirma o comunicado, que acrescenta que a entidade responderá aos pontos levantados pela Fiba na quarta-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos