Após vitória de Trump, Obama e Merkel enfatizam benefícios de acordo comercial

BERLIM (Reuters) - Empregadores, empregados, consumidores e agricultores da Alemanha e dos Estados Unidos irão "sem dúvida" se beneficiar de um acordo de livre comércio sendo negociado entre a União Europeia e os EUA, disseram o presidente norte-americano, Barack Obama, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

Seus comentários contrastaram acentuadamente com os do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que fez dos ataques a acordos comerciais internacionais um pilar de sua campanha eleitoral, dizendo que eles tiraram empregos de seu país.

"Um acordo que conecte mais nossas economias e que capitalize regras que correspondem a nossos valores compartilhados nos ajudaria a crescer ao longo das próximas décadas e a continuar competitivos em nível global", escreveram Obama e Merkel em um artigo conjunto para a revista alemã WirtschaftsWoche.

Desafiando a retórica protecionista de Trump, Merkel e Obama disseram que os EUA e a Alemanha são mais fortes se trabalharem juntos e ressaltaram que agora a cooperação é mais importante do que nunca, porque a economia global está se desenvolvendo mais rápido do que nunca e os desafios globais estão se desenvolvendo na mesma velocidade.

"Não haverá volta a um mundo pré-globalização", escreveram, de acordo com um trecho adiantado do artigo, que deve ser publicado na sexta-feira.

Os dois líderes acrescentaram que norte-americanos e alemães precisam aproveitar a oportunidade para moldar a maneira como a globalização acontece de acordo com seus próprios valores e ideias.

"Devemos às nossas empresas e aos nossos cidadãos – e na verdade a toda a comunidade internacional – ampliar e aprofundar nossa cooperação", afirmaram.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos