Obama diz confiar que EUA manterão compromissos com a Otan sob Trump

ATENAS (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quarta-feira que tem confiança que o país irá manter os compromissos com a Otan, em uma tentativa de tranquilizar seus aliados de que o presidente eleito Donald Trump irá preservar os interesses estratégicos centrais dos EUA em todo o mundo.

"Hoje, a Otan, a maior aliança do mundo, está tão forte e preparada quanto sempre. E tenho confiança de que, como o compromisso dos EUA com a Aliança Transatlântica já dura sete décadas --seja com um governo democrata ou republicano--, esse compromisso irá continuar. Incluindo nossa promessa e nossa obrigação de tratado de defender cada aliado", disse Obama durante um discurso em Atenas.

Obama, um democrata, faz atualmente seu último giro pela Europa antes de ser sucedido pelo republicano Trump em janeiro.

"Nossos democracias mostram que somos mais fortes do que terroristas, fundamentalistas e absolutistas, que não conseguem tolerar diferenças... que tentam mudar o estilo de vida dos povos através da violência e que querem nos fazer nos afastar ou recuar de nossos valores", afirmou.

"A democracia é mais forte do que organizações como o Estado Islâmico", disse ele depois de visitar a colina da Acrópole na capital grega.

(Por Jeff Mason)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos