Toyota reforça foco em carros elétricos com nova unidade dedicada

TÓQUIO (Reuters) - A Toyota Motor está criando uma unidade dedicada ao desenvolvimento de carros elétricos, no mais enfático apoio da montadora japonesa até agora à tecnologia em que foi pioneira.

A maior montadora de veículos do Japão afirmou nesta quinta-feira que lançará no próximo mês uma unidade que vai começar com uma equipe de quatro pessoas e que será responsável por planejar estratégia da empresa para o desenvolvimento e comercialização de carros elétricos.

A unidade será ampliada com engenheiros, designers e outros funcionários de vários setores da companhia, conforme necessário, afirmou a Toyota.

O anúncio ocorreu após a Toyota, que tem investido pesado em veículos movidos com célula de hidrogênio (FCV), afirmou neste mês que gostaria de ter a opção de desenvolver veículos totalmente elétricos.

Apesar de rivais como Nissan, Volkswagen e Tesla estarem considerando veículos totalmente elétricos como os veículos de emissão zero mais viáveis no futuro, a Toyota tem afirmado que prefere desenvolver veículos elétricos para transporte a curtas distâncias dado o preço elevado das baterias recarregáveis e a demora no carregamento delas.

A Toyota desenvolve veículos elétricos ultracompactos há anos e o desenvolvimento de modelos para distâncias mais longas mudaria sua estratégia.

"A posição da companhia está mudando. Eles ainda falam sobre híbridos e células de combustível, mas eu creio que há o reconhecimento de que os carros elétricos a bateria estão conseguindo impulso agora", disse o analista Chris Richter, da Casa. "Vai demorar um bom tempo antes que as células de combustível sejam uma alternativa competitiva para os veículos."

(Reportagem de Naomi Tajitsu)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos