Premiê japonês se encontra com Trump e expressa confiança em futura relação

Por Steve Holland e Kiyoshi Takenaka

NOVA YORK (Reuters) - O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, descreveu Donald Trump como um "líder digno de confiança" após um encontro na quinta-feira com o presidente eleito dos Estados Unidos para esclarecer discursos que Trump fez durante campanha e que causaram preocupações sobre a aliança entre os dois países.

Abe disse a repórteres após o encontro de 90 minutos organizado às pressas para ocorrer na Trump Tower, em Manhattan: "As conversas me fizeram ter certeza de que podemos construir uma relação de confiança". O premiê não deu detalhes específicos porque a conversa não era oficial.

Trump, em breve publicação em sua página no Facebook, publicou uma foto acompanhado do líder japonês e escreveu: "Foi um prazer ter o primeiro-ministro Shinzo Abe em minha casa e começar uma grande amizade".

O governo do Japão vem mostrando preocupação com o futuro da aliança, que é fundamental para a diplomacia e segurança de Tóquio.

Trump despertou preocupações em Tóquio e na Ásia com comentários sobre a possibilidade de o Japão obter armas nucleares, demandas de que aliados paguem mais para manter forças norte-americanas em suas terras ou enfrentem uma possível retirada, e sua oposição ao acordo de livre comércio Parceria Transpacífica (TPP), liderado pelos EUA e que possui participação de 12 países.

Abe trabalhava de perto com o presidente Barack Obama na TPP, que era parte da tentativa de Obama de conter a crescente força da China e um pilar para reformas econômicas de Abe.

"Alianças não podem funcionar sem confiança. Agora estou confiante que o presidente eleito Trump é um líder digno de confiança", disse Abe, descrevendo o encontro como "cândido" e realizado em uma "atmosfera amistosa".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos